Blog Désir Atelier

Postagens recentes

Blog

19 de Abr, 2022

Pode fazer sexo na gravidez?

 

Uma dúvida muito frequente, principalmente em pais de primeira viagem, é se pode fazer sexo na gravidez. Essa curiosidade pode despertar certo receio no casal em relação ao ato sexual durante o período gestacional.

Então, é um assunto muito importante a ser tratado para garantir a qualidade de vida do casal e do bebê. Para acabar com os mitos e confirmar as verdades, os conhecimentos da ginecologista e obstetra Karen Rocha serão muito valiosos.

A curiosidade, muito comum e bastante lógica desde a perspectiva externa, foi a primeira pergunta feita para a doutora. “Todas as mulheres podem fazer sexo na gravidez, quem não pode é quem tem algum problema”.

Contudo, os problemas citados se referem a mulheres com gestações particulares, ou seja, alguma condição específica no útero ou o colo muito curto, são alguns exemplos.

Do mesmo modo, também não é aconselhado a mulheres com a placenta muito baixa já que pode causar seu descolamento, assim como também pode estimular o trabalho de parto em um momento não adequado da gestação.

Benefícios do sexo durante a gestação

Como já foi visto, o sexo durante a fase gestacional não é prejudicial. Pelo contrário, diferentemente do que muitas pessoas pensam, é até recomendado pelos médicos. Nesse sentido, confira alguns dos benefícios do sexo durante esse período:

 

●     Colabora com a intimidade do casal;

●     Diminui as dores corporais;

●     Melhora a qualidade do sono;

●     Aumenta a autoestima;

●     Queima calorias;

●     Libera oxigênio e endorfinas para o bebê.

O sexo durante a gravidez pode machucar o bebê?

Outra dúvida em relação ao sexo durante a gravidez é o mito da possibilidade de machucar o bebê. Mas isso não acontece já que o feto cresce de forma perpendicular em relação à vagina e o pênis tem uma outra direção durante a penetração.

Ou seja, é uma questão que pode ser deixada de lado já que não há argumentos que a validem. Ao contrário do que muitos acham, a atividade sexual é até favorável ao bebê, pois, ajuda a aumentar o oxigênio recebido pelo embrião.

 

É normal sentir algum tipo de dor durante a relação?

Mesmo passando por um momento de grandes mudanças físicas, não é normal sentir dor durante a relação sexual. A Karen alega que, caso haja um desconforto, pode estar relacionado com a posição adotada durante a atividade.

Tratando-se de dor, o mais prudente é consultar o seu obstetra porque pode ser algum tipo de infecção urinária ou vaginal, muito comuns durante a gravidez. Seja como for, aparecerem dúvidas em caso de dores ou sintomas incomuns é normal.

Uma dica é evitar posições desconfortáveis ou que possam gerar pressão na barriga, optando por outras que facilitarão o momento. Assim, a posição de concha e de quatro costumam ser ótimas variantes a ser adotadas durante o sexo na gravidez.

Como fica o tesão durante e após a gravidez?

Em primeiro lugar, não existe uma regra geral, então cada caso é único e particular. Entretanto, é comum ouvir relatos em que as mulheres perdem a tesão durante o período gestacional. Enjoos, noites mal dormidas e o desconforto que muitas vezes a gravidez proporciona, são algumas das razões.

Em contrapartida, durante essa fase existem algumas mulheres que se sentem plenas e fogosas. Já durante o pós-parto, a queda brusca de um hormônio chamado progesterona, faz que a libido da mulher se veja comprometida.

No caso dos homens, alguns sentem certo receio em machucar a mulher e o bebê de alguma forma, e isso acaba influenciando no desejo sexual. Por ser um momento passageiro, a disparidade e desencontro em relação ao sexo durante essa fase deve ser tomada com muita calma e naturalidade.

 

 

Qual a diferença entre baby blues e depressão pós-parto?

 

Após ser retirada a placenta, ocorre uma brusca queda de hormônios que causam o que é conhecido em inglês como baby blues. Assim, durante os primeiros 15 dias pós-parto, a mulher experimenta uma sensibilidade incomum, caracterizada por uma leve tristeza.

Nesse sentido, muitas mães ficam mais choronas ou irritadas, sem motivo aparente. Mas esse sentimento não perdura nem atrapalha o trato com o bebê. Por outro lado, a popular depressão pós-parto chega a um nível mais alto e grave. Nesses casos, os sentimentos se estendem após os 15 dias e comprometem o convívio e vínculo entre mãe e filho. Se isso acontece, procurar ajuda profissional é fundamental para superar o momento da forma mais rápida e leve possível. Portanto, a diferença entre uma e outra está na duração e intensidade dos sintomas apresentados, sendo uma mais leve e passageira (baby blues) e outra mais longa e séria (a depressão).

Quanto tempo esperar para fazer sexo após o parto?

Os tempos para retomar a vida sexual podem variar de acordo com o tipo de parto e a recuperação que cada mulher apresenta. Entretanto, a partir dos 30 dias após o parto normal, já se pode considerar um bom momento para recuperar a atividade sexual.

Já para os casos de cirurgias cesarianas, o cenário é um pouco diferente. Se a recuperação for boa, a partir dos 90 dias já é recomendada a volta às atividades íntimas. Ainda assim, em casos de dúvidas ou desconfortos, sempre vale a pena consultar o ginecologista para uma avaliação prévia.

Enfim, pode fazer sexo na gravidez com tranquilidade a menos que haja alguma restrição médica. Não faz nenhum mal para o bebê, muito pelo contrário, é favorável para o desenvolvimento. Portanto, a informação serve como preparação para cuidar de um dos momentos mais felizes e desafiadores da vida dos seres humanos.

 

Artigo revisado pela Dra. Karen Rocha, médica ginecologista e obstetra, CRM: 106923 SP, formada pela Universidade Federal de Uberlândia. Karen é apaixonada por questões como: sexo na gravidez, sexo na adolescência e pobreza menstrual (dignidade menstrual).

 

Procurando apimentar a relação?

Quer conhecer uma posição nova? O que é Folhinha Verde

Adote um vibrador clitoriano para chamar de seu!

Aprenda como usar a calcinha tailandesa?

 

Conheça a Désir Atelier

A Désir Atelier quer ajudar você a conquistar todos os prazeres que seu corpo pode oferecer quando bem explorado. 

Uma marca criada por duas mulheres que vai levar até você conhecimento sexual e emocional.

Na Désir você vai encontrar lingeries, vibradores de vários tipos, géis, kits individuais e para casais.

Um relacionamento precisa ser nutrido com amor e prazer.

Clique aqui e saiba mais sobre a Désir Atelier.

 

Entre em contato

Acesse nosso site: www.desiratelier.com.br

Ligue ou envie uma mensagem: (21) 97593-8227

E-mail: oi@desiratelier.com.br  

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes